Anotações sobre Benedito Nunes

Tento ver uma linha de eixo entre os textos de Benedito Nunes. Eram muitos os seus interesses, desde a filosofia de Platão à cultura amazonense, e teve papel de crítica literária entre autores muito distintos, como Clarice ou Oswald. Parece que Heidegger e Ricoeur são seus mestres-guias, e isto há de ser uma pista, isto é, a fenomenologia hermenêutica como método de leitura. A chave-mestra pode ser a prova de que, a partir da fenomenologia, seria possível meditar, refletir sobre quaisquer temas, pois na projeção do ser-aí ante os entes, sejam quais forem, é devolver o mundo desde si. Então, tornar o mundo de um livro ou de um cultura um fenômeno de linguagem é um princípio. A expressão de um olhar examinado e que examina.

Sendo assim, será que desde a fenomenologia, seria possível tornar-se um “crítico” do que quer que fosse? Um crítico enquanto extensão de olhar em linguagem? Um botânico fenomenólogo, um aviador, um médico? Mas nisto não se quereria dizer que a transa entre o filosófico e o poético seria a base necessária para a expressão fenomênica de todos esses outros olhares afins? Um botânico só poderia expressar o ser da flor, como um “crítico”, na leitura poético-filosófica? O mesmo para o aviador e médico? Daí, Benedito Nunes estaria interessado em expor tais fundamentos.

Advertisements

About Saulo Dourado

É escritor e professor e vive na Bahia. Mestre em Filosofia pela UFBA, publicou os livros de contos "O Autor do Leão (2014)" e "O Mar e Seus Descontentes (2016)", além de histórias infanto-juvenis, como colunista do A Tardinha, suplemento do Jornal A Tarde. Escreve sobre literatura com o prazer de quem bem conversaria uma tarde depois de cada leitura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: